terça-feira, 28 de maio de 2019

BMW revela Concept R18 “a mãe de todos os boxers”

Sim! “A mãe de todos os boxers”. E antes que acusem este ESCAPE de clickbait esclareço que as palavras não são minhas mas sim de Edgar Heinrich, director de design da BMW Motorrad e um dos putativos pais da criança. 


Para Heinrich “é muito claro que o motor é o núcleo da moto”, sendo a partir desta nova unidade de 1,8 litros - o maior boxer de sempre construído pelo emblema alemão – que todos os demais elementos da moto devem ser interpretados. Sim! Estamos perante uma obra de arte que deve ser olhada e interpretada como todas as outra sobras de arte: com tempo, com detalhe, com minucia, com prazer! 

Ainda segundo Heinrich, hoje “é demasiado fácil tornar as coisas complicadas, mas muito difícil mantê-las simples”, e esta Concept R18 – apresentada no algo presunçoso Concorso D'Eleganza de Villa D’Este – é sobretudo um exercício emocional.


Mas esta nova abordagem, inspirada no modelo R5 (final dos anos 30 do século passado), vai mesmo passar à produção. Aliás, ainda segundo o director de design da BMW Motorrad o que podemos ver “está muito próximo da produção”. E isto e uma excelente notícia. 

Sejamos claros, podemos adaptar a frase e exclamar: “what a time to be a biker”. Vivemos um momento glorioso. Numa dinâmica imparável mas cuja fonte é difícil de escortinar, o mercado auto-alimenta-se. Se por um lado o consumidor não pára de procurar originalidade e inovação, os construtores não cessam de estimular o consumidor com novas propostas que sintetizam a herança e a contemporaneidade. 

Se vos parece que amei esta nova provocação vinda da Baviera, parece-vos muito bem. E estou muito curioso para ver como “a mãe de todos os boxers” se vai materializar nas suas diferentes propostas.

1 comentário:

  1. Muito bonita sem dúvida mas não deve ser confortável de conduzir pois os pedais tao muito recuados em relação ao guiador o q faz uma posição de agachado com mãos muinto esticadas.... para os de estatura grande então os joelhos tocam nos bracos

    ResponderEliminar

Site Meter