segunda-feira, 2 de setembro de 2019

BMW R 1250 R à prova


Tão cedo não vou esquecer aquele nosso primeiro dia juntos. Assim que fomos apresentados rumamos à beira mar, onde uma luz matinal de suave agosto explodia no azul do rio onde este se faz mar. Ainda assim a perfeição não morava ali. Havia que ir ao sabor da brisa que naquele dia substituía a já insuportável nortada que nos roubou parte do sabor do verão. Fácil. Aquele sentimento do “alinhar dos astros” começava a fazer-se notar. 

Para sul. Sem destino. Apenas em busca de (mais) luz e sal. Entre pedaços de vida congelados na câmara do telemóvel e frescos mergulhos de mar, se fez o dia. E quando este já desejava ser noite, lá encontrei o local ideal para que a “Stardust Option 719” seduzisse na perfeição o horizonte. 

No regresso trazia um sorriso no bolso. Rapidamente o ofereci à mulher atraente de pele bronzeada que se deixou conquistar pela dupla que naquele dia eu fazia com R1250R. Ela, convictamente, deixou-me passar à sua frente no momento de pagar a portagem na velha ponte lisboeta. Do sorriso oferecido recebi em troca um aceno e esta memória…, já no tabuleiro , a “hora dourada” pintava o Tejo e tudo, num cenário de fim de tarde épico. Perfeito para emoldurar um dia como deviam ser todos os dias. Apontei ao céu. A um qualquer lugar no universo. E murmurei um agradecimento. 

LEVE E BEM DEFINIDA 
Verdade. Escrevi, li e reli diversas vezes. Não é demais, juro. É isto mesmo que a novíssima BMW R1250R provoca: sentidos despertos, emoções vivas e “momentos Kodak”, daqueles para mais tarde recordar. 

A BMW R 1250 R faz uso do já conhecido (link) e muito aplaudido novo motor Boxer de 1254cc (136 CV, 143 Nm) que recorre ao sistema variável de distribuição, denominado BMW ShiftCam, tecnologia neofita que oferece as melhores prestações em todos os regimes de motor. Motor que aqui funciona também como elemento autoportante de um quadro bipartido mas muito ligeiro. Para compreendermos a R 1250R temos ainda de decorar desde logo outro número: 220 (quilos). É abaixo dele que se encontra o peso a seco desta maravilha. Não será necessário ser um ás em matemáticas ou engenharias para sabermos estar perante uma equação mágica. 

CICLÍSTICA DE TOPO 
Mas tais números sozinhos de pouco valeriam se a eles não fosse adicionada uma ciclística de topo onde brilha, no eixo dianteiro, uma forquilha invertida de 45 mm e, no eixo traseiro, um monobraço oscilante com Paralever e amortecedor WAD; tudo auxiliado pelo tremendo sistema de ajuste eletrónico Dynamic ESA. Para parar todo este músculo contamos com aquilo que alguma comunicação social internacional denomina de peças de joelharia da Brembo – quem sou eu para os contrariar. 

Músculo. Leram bem. Apresentada como uma roadster, a R 1250 R vai mais além e faz se sentir como uma moto musculada. Mas notem. Não é aquele músculo quadrado e anabolizado do tipo
“ArnoldSchwarzenegger Mister Olympia anos 80”. Nada disso. A BMW R 1250 R é muito moderna e faz um regime alimentar saudável sendo praticante assídua de Crossfit e HIIT (High Intensity Interval Training). 

Duas notas muito pessoais. A posição de condução, um pouco inclinada para a frente mas sem cansar pulsos, requer alguma (rápida) adaptação. Tal como a utilização do travão traseiro. Esta roadster tem forte veia desportiva o que obriga “patudos” como eu a dosear a travagem no eixo traseiro que deve ser usado apenas como mero equilibrador de todo o conjunto. 

DESPIDA PARA A LUXURIA 
O resultado de tudo isto é uma moto absolutamente insanaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa (chega?) em qualquer tipo de terreno asfaltado. Daquelas, poucas, que quando chegamos a casa de um passeio mais veloz por montes e campos circundantes…, desligamos o motor, respiramos fundo e agradecemos aos Deuses e demais Universo o facto de estarmos de regresso à nossa garagem e terem sido boas, mas tão boas, as horas de prazer que passamos com ela. 

Despida para a luxuria, esta singular interpretação do novo boxer surpreende ainda nas contas finais. Apenas cinco litros e meio daquele belo e cheiroso liquido inflamável que tanto adoramos por cem quilómetros de desassossego do bom. Solicitando a BMW Motorrad Portugal 14.773€ pelo preço base, aos quais se deve adicionar 1.000€ para o Castanho stardust metalizado, 530€ pelo pack Comfort, 1.710€ pelo Pack Touring (inclui Dynamic ESA), 1.000€ pelo Pack Dynamic que inclui um absolutamente perfeito assistente à passagem de caixa, e mais 2.000€ pelo sistema de navegação Navigator VI e bela ponteira de escape Akrapovic.

[Texto actualizado nesta parte final quanto aos valores a 03-09-2019 22:40]

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