segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Yamaha Ténéré 700 à prova

Ténéré. Experimentem verbalizar: Ténéré! Agora em voz alta: Ténéré! Serei apenas eu a sentir uma estranha magia quando soletro em voz alta “Ténéré”? Antes de tudo o mais, Ténéré é uma região desértica no centro sul do Deserto do Saara. O nome Ténéré vem de línguas tuaregues e significa "deserto". O Ténéré é composto por uma vasta planície de areia que se estende desde o nordeste do Níger ao oeste do Chade, ocupando uma área de cerca de 400.000 km², quase cinco vezes o tamanho de Portugal. 

Foto: Gonçalo Fabião

O Ténéré é ainda notável pela sua árvore caída. A mítica árvore do Ténéré foi uma acácia solitária em tempos considerada a árvore mais isolada do mundo, sendo a única árvore num raio de mais de 200 km e um marco para as caravanas que atravessavam aquela região do Saara. 

Foto: Gonçalo Fabião

Aquela acácia foi a última sobrevivente de um grupo de árvores tendo permanecido solitária durante décadas, uma espécie de farol e primeiro marco para aqueles que deixavam Agadez rumo a Birma. A árvore faleceu enfim, putativamente derrubada por um motorista de camião alcoolizado. Os seus restos mortais terão sido depositados no Museu Nacional do Níger. Uma escultura em metal, foi colocada no local original. A Yamaha Motor Portugal está, enquanto marca, para este ESCAPE como a árvore do Ténéré estava para aquele deserto: orgulhosamente só. Na verdade a Yamaha é basicamente a única marca que recusa ter uma relação digna desse nome comigo e com o blogue. Tal decisão, impede leitores e seguidores do ESCAPE de verem as excelentes motos nipónicas alcançarem o tratamento digno que as demais motos de outras marcas aqui encontram. 

Foto: Gonçalo Fabião

Este é sobretudo um problema da marca, seguindo uma tradição vetusta de ter dificuldade em lidar com a escrita livre e crítica, a tal arte da política da vida. Temos de sorrir e usar da compaixão. E agradecer à Motor 7, concessionário Yamaha em Lisboa, que por iniciativa própria dispensou a sua moto (de test ride dos seus clientes) para ajudar a marca a tentar ultrapassar as suas próprias dificuldades de comunicação. Obrigado Motor 7.

LENDA VIVA 
Para o ano, em 2023, a Ténéré na Yamaha comemora quarenta anos de vida notável. Foi em 1983, na senda do sucesso de Cyril Neveu e da Yamaha Motor France com uma dupla vitória nas duas primeiras edições do épico Dakar (XT500), que nasceu a Yamaha XT600Z Ténéré. Moto imponente com o seu depósito de combustível de trinta litros. 


A história do modelo é rica, no entanto vamos aqui destacar apenas mais um momento, com a Ténéré a passar a Super (Yamaha XTZ750 Super Ténéré) numa nova versão com motor bicilíndrico de 750cc, que se distingue imediatamente pela presença de dois discos de travão na frente e um (ainda) enorme depósito envolvente de 26 litros de capacidade de combustível. 

Foto: Gonçalo Fabião

Se a memória não nos falha, a Yamaha Ténéré 700 foi apresentada como protótipo em Milão em 2016. De novo na cidade do norte de Itália, já em 2018, é mostrada em versão final, sendo enfim comercializada em 2019. Este parto longo só alimentou ainda mais a curiosidade de todos. E também o ESCAPE teve de esperar o seu momento…, é que foram necessárias provar aproximadamente uma centena de motos para ter o prazer de ter uma Yamaha no blogue. A espera terminou enfim. 

ENDURO CIVILIZADO 
A Ténéré 700 (quadro estrutura tubular em aço de duplo berço) assinala imediatamente a sua presença pela sua mecânica “à vista” e pelo seu desconcertante olhar de Rally Raid. Já sentados, os longoooooooooss 875 mm de altura do assento deixam-nos com alguma dificuldade de chegar com os pés ao chão, apesar do nosso metro e oitenta centímetros de altura. Respiramos, arrancamos, e sentimo-nos aos comandos de uma espartana moto que deseja vencer a próxima edição do Dakar. A confiança que a latente qualidade de todo o eixo dianteiro proporciona é imediata. E ainda na cidade vamos provando e conhecendo o famoso motor bicilindrico CP2 (73 cv, 68 Nm) elástico e sem sinal de estranhas vibrações. A caixa também se apresenta suave e absolutamente precisa. 

Foto: Gonçalo Fabião

No entanto, é na condução fora de estrada que esta moto revela toda a sua simplicidade, leveza (pouco mais de 200 kg em ordem de marcha) e acima de tudo a sua natureza de moto de enduro civilizada. 

Foto: Gonçalo Fabião

A Yamaha partiu do famoso princípio "keep it simple, stupid" e não precisamos de grande fogo-de-artifício electrónico para nos deliciarmos com a sua plena eficácia por maus caminhos. Aqui os Pirelli Scorpion Rally STR mais uma vez responderam de forma muito afirmativa enquanto excelente compromisso e lá vamos de sorriso aberto enquanto saltitamos do alcatrão para o pó e deste de novo para o betume negro. Ficamos a desejar ter muito mais competência na condução noutros pisos que não o asfalto no sentido de tirar ainda mais partido do equilíbrio da Ténéré 700, de forma a maximizar o prazer que todo o conjunto oferece. 

BONS VALORES 
Ainda assim há aspectos a melhorar em futuras edições. Para além da altura ao solo menor, gostaria de provar a moto com um acerto menos rijo ao nível das suspensões – o que por outro lado é condição de eficácia sobretudo no asfalto – e gostaria ainda de ter melhor protecção aerodinâmica, sendo ainda um cruise control bem-vindo no sentido de oferecer conforto nas “longas ligações entre etapas”. 

Foto: Gonçalo Fabião

A Yamaha Ténéré 700 revelou também uma economia assinalável, tendo reclamado apenas um nadinha mais de quatro litros do tal líquido doirado e inflamável absolutamente fundamental à nossa sanidade mental, por cem quilómetros de liberdade oferecida, pedindo a marca 10.395 (versão base)  por esta Ceramic Ice.

Foto: Gonçalo Fabião

Este ESCAPE faz ainda os mais sinceros votos que esta seja a primeira de muitas motos Yamaha que lêem aqui no blogue, pois, desde logo, vocês atentos leitores e comprometidos seguidores assim o exigem. 

3 comentários:

  1. Que dizes do relato da minha primeira viagem no meu blogue ;-) abç

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    1. Gostei bastante. Faz faz falta mais escrita livre e critica no seio do motociclismo em Portugal. Bom trabalho!!

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