segunda-feira, 14 de março de 2022

Honda Dax está de regresso ao mercado europeu

A fantástica Dax regressa à gama de modelos da Honda na Europa após uma ausência de 41 anos. Evitando as "tentações" de design a nova Dax junta-se agora à Monkey e à MSX125 Grom na linha de minimotos da Honda. 


Um modelo autêntico, robusto e com prazer de condução simples, a Honda Dax - o visual faz lembrar um cão Dachshund, uma raça universalmente adorada, a esta raça também chamamos carinhosamente de "cão-salsicha - possui um quadro em T, simbólico e exclusivo, forquilha invertida (USD) de 31 mm, jantes de 12 polegadas, motor SOHC de duas válvulas arrefecido a ar e caixa de quatro velocidades com embraiagem centrífuga. A iluminação integral por LEDs, os instrumentos compactos de LCD negativo e a pega para o passageiro se agarrar completam a lista completa de especificações; no entanto a atração básica, e sem idade, do inconfundível estilo da Honda Dax é algo que nenhum grupo de especificações consegue dar. 

O grupo de minimotos da Honda apela tanto a condutores jovens como de mais idade. A renovada Honda Monkey 125 faz lembrar os anos dourados da década de 1970, uma forma de transporte urbano completamente moderna, compacta e divertida para os condutores de todas as idades. A MSX125 Grom oferece um estilo personalizável e informal para a denominada "Geração Y", mas é também uma forma de transporte perfeita nos paddocks das competições automóveis e de motos. 


Para 2023, há um novo modelo que se vem juntar à gama. A Honda Dax ST125 é um modelo novo, totalmente autêntico e genuíno do original de 1969, que oferece performances de um modelo do século 21, tanto em termos de ciclística, como de motor e ergonomia. A versão mais recente da Honda Dax foi produzida de 1995 a 2003 para o mercado japonês. O recente sucesso na Europa das suas irmãs pequenas deu um novo fôlego ao regresso deste modelo que com o seu charme irrequieto e a condução descontraída formam a base da Honda Dax ST125.

QUADRO EM T SIMBÓLICO E EXCLUSIVO
É claro que a nostalgia terá um papel fundamental no apelo da Honda Dax a pessoas, agora na meia-idade, que podem ter conduzido uma Honda Dax na juventude e que agora gostam muito de a ver regressar. Da mesma forma, ser "retro" é bastante importante para os mais jovens; falamos de um modelo retro real e não falso. Algumas motos têm, um estilo que as coloca numa liga à parte e a Honda Dax tem exatamente isso em abundância graças à forma simbólica do seu quadro em T. 

A Dax original de 1969 

Tal como deve ser, a Honda Dax é simples. O seu quadro em aço dá toda a resistência necessária e aloja o depósito de combustível; a forquilha invertida /USD) de 31 mm de diâmetro, os dois amortecedores atrás e as jantes de 12 polegadas, com pneus grossos, oferecem uma direção leve e excelentes suspensões. A travagem está a cargo de um sistema hidráulico por disco, à frente e atrás, controlados por ABS.

O estilo deste modelo é realmente o seu quadro; tudo está ligado a ele ou alojado dentro dele, dando à Honda Dax um visual inconfundível retro. Isto passa-se também com todos os outros componentes; o banco duplo e espesso – quando sentado, a altura ao chão é de apenas 775 mm – o guiador cromado, e alto, e o escape ascendente inspirado nas "dirt bikes" dos anos 70 com proteção térmica perfurada, ranhurada e cromada. A secção central do quadro tem uma faixa preta com o nome "Dax" escrito numa fonte específica e peculiar, logo ao lado do logótipo clássico da asa Honda que assinala a herança especial deste modelo. O toque final único é dado na forma de um cartoon de um cão-salsicha, o Dachshund. 


O guarda-lamas cromado assume uma posição de destaque, por baixo do farol circular evocativo. Como toque extra de charme do farol, são usados LEDs redondos exclusivos e os piscas/luzes de presença à frente estão colocados confortavelmente entre os feixes de médios e máximos. Os instrumentos compactos e redondos são de LCD negativo, o farolim e os piscas traseiros são inspirados no design do farol e, tal como à frente, também são de LEDs. 

A forquilha invertida (USD) de 31 mm de diâmetro oferece respostas flexíveis e é complementada pelo guiador largo, e inclinado para cima, que facilita a direção e a maneabilidade da Honda Dax. Dois amortecedores traseiros são muito suaves, mesmo com passageiro. As jantes escuras de 12 polegadas (oriundas da super-cool MSX125 Grom) usam pneus mistos e grossos; as medidas são de 120 mm à frente e 130 mm atrás. Esta combinação de jantes e pneus aumenta a tração e melhora a maneabilidade. A travagem é gerida por um sistema ABS de um canal. Os travões hidráulicos possuem discos de 220 e 190 mm, respetivamente, à frente e atrás. 

MOTOR EURO5 ARREFECIDO A AR DE 124CC
O motor SOHC de 124 cm³ e duas válvulas é robusto e comedido, com entrega linear de potência e binário suave. A embraiagem centrífuga gere as quatro mudanças da caixa, pelo que não há necessidade de montar uma manete de embraiagem no guiador. Basta simplesmente "rodar o punho e sair"; as mudanças de acionamento tradicional pelo pé esquerdo conferem a este modelo uma vantagem adicional. Oriundo do motor da nova Super Cub C125 – tão flexível, eficiente e durável – o motor arrefecido a ar de 124 cm³ da Honda Dax tem uma cabeça SOHC de duas válvulas, com curso relativamente longo e compressão elevada; o diâmetro é de 50 mm e o curso tem 63,1 mm, com relação de compressão de 10,0 : 1. O pico de potência é de 6,9 kW e chega às 7000 rpm, com o binário máximo de 10,8 N·m a aparecer às 5000 rpm. As fortes performances do motor permitem chegar aos 90 km/h, com acelerações fortes logo desde baixa velocidade - exatamente o que é preciso para ter uma condução divertida na cidade. 

No lado esquerdo da moto, a distinta caixa de ar oval, o filtro e o tubo de ligação garantem um fluxo de admissão de ar, suave e eficiente, permitindo obter acelerações vigorosas. O escape ascendente e a sua proteção térmica fazem lembrar a época dourada das motos, a década de 1970. Só precisamos aqui de um catalisador único; graças à programação precisa da ECU e à eficiência de combustão do motor, foi possível obter-se a conformidade com a norma EURO5. 


Mantendo toda uma sensação de descontração e facilidade de condução, a caixa é uma unidade de 4 velocidades (com ponto morto no fundo); esta caixa é operada por uma embraiagem centrífuga, sem a necessidade de ter uma manete de embraiagem. Com a Dax parada, basta ao condutor selecionar a mudança desejada no pedal acionado pelo pé esquerdo; depois, ao acelerar, a embraiagem engrena automaticamente, o que acontece também nas mudanças mais altas ou mais baixas. 

Foram usadas diversas tecnologias modernas de redução do atrito, por exemplo, um cilindro descentrado e balanceiros de rolete na cabeça do motor; tudo isto garante consumos impressionantes de 1,56 l/100 km (63,7 km/l) (em modo WMTC). A autonomia da Dax é cerca de 240 km por cada depósito de 3,8 l de combustível. 

Com peso em ordem de marcha é de apenas 107 kg, a Honda Dax de 2023 vai estar disponível em Vermelho Pérola Nebula e Cinzento Pérola Cadet com preço a anunciar num futuro próximo. 


Notem que neste ESCAPE se cultivam valores como a transparência e honestidade.O que acabam agora de ler não é propriamente um post e sim um comunicado de imprensa, boletim de imprensa ou press release, como lhe quiserem chamar. Isto é, uma comunicação feita por um indivíduo ou organização visando divulgar uma notícia ou um acontecimento (ao qual tomei a liberdade de fazer o corte e costura que achei mais conveniente).

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