segunda-feira, 21 de março de 2022

Honda ADV350 à prova

Ainda te lembras daquilo que verdadeiramente te fez começar a andar de moto? Eu lembro-me, e bem. E lembro-me sobretudo dos aspectos mais relevantes que me consolidaram no motociclismo. Num dado momento da minha vida eu desejei muito que os entediantes momentos nos transportes públicos entre casa e a escola, ou casa e o lazer, se transformassem de forma mágica em momentos de pura diversão. 

Foto: Gonçalo Fabião

Foi um misto de forte desejo de liberdade, mobilidade e prazer (o resultado da equação seria traduzível em sorrisos) que me fizeram levantar aqueles cinquenta contos (mais juros) que um dia com muito esforço a minha avó Glória me tinha oferecido. Deus a tenha, Querida Senhora, nunca mais provei nem irei provar uns pastelinhos de bacalhau como os dela. Fica a devida homenagem a quem, sem imaginar, tanto contribuiu para que um dia um motociclista nascesse e crescesse. 

Dificuldades tiveram também os meus amigos de liceu de me convenceram a ficar com a “mota do David”. Uma Confersil Cross Especial, mais ou menos destruída, que montava um motor Casal com caixa de cinco velocidades, forquilha dianteira Tabor, e um escape tipo megafone que à noite acordava meia Lisboa.

Foto: Gonçalo Fabião

Juro: foi um pesadelo aprender a andar de moto naquilo! Eu passava a vida no chão e a mota na oficina. Um dia encostei-a. Esteve nove meses parada, à chuva, vento e sol. Quase desisti. Graças à inflação da época e a alguma “esperteza saloia” vendi-a pelos mesmos cinquenta contos que a tinha comprado. E esse terá sido um dos dias mais felizes da minha vida. 

Foto: Gonçalo Fabião

Todavia a Confersil Casal Cross Especial, para além de me ensinar a andar de moto, ofereceu-me também a possibilidade de ter um veículo distinto e divertido – quando andava -, provido de personalidade e alma própria a que ninguém ficava indiferente (desde logo pelo cheiro nauseabundo e barulho ensurcedor que emanava).

SCOOTER PENSADA PARA EXPLORAR 
Revelada em Milão, no EICMA do ano passado e muito recentemente apresentada na Sicília, a novíssima ADV350 nasce do cruzamento de duas motos bem conhecidas do ESCAPE. Por um lado a X-ADV (link), por outro a Forza 350 (link). Isto é, tal como a velha Confersil mas agora no século XXI, aqui esperamos encontrar diferença, personalidade, divertimento no entanto com muito maioooooooooooor dose de facilidade de utilização – e sem manchas de óleo na roupa ou joelhos esfolados. 

Foto: Gonçalo Fabião

Da primeira (X-ADV) dissemos ser uma moto carismática que revela desde logo uma nota de mestiçagem, “uma mistura fina de estilos que vai do urbano ao roadster sem esquecer um belo passeio fora de estrada pelo campo ou quem sabe uma incursão turística até mais além”. Já a Forza 350 revelou-se uma scooter eficaz e económica, sobretudo porque a furtei à cidade e levei-a a passear até à cidade de Coimbra e “honestamente o balanço não podia ser mais positivo. Num tempo de gasolina caríssima faz todo o sentido encontrar um veículo eficaz e económico quando são necessárias deslocações mais longas do que o aborrecido casa-trabalho-casa”, escrevemos na altura. 

A ADV350 monta num quadro tubular em aço, uma forquilha invertida de 37 mm e dois amortecedores traseiros de “longo curso” com reservatório exterior. O motor de 330 cm³ debita uma potência de 30 cv e um binário de 31,5 Nm sendo a tracção gerida pelo sistema HSTC (dois níveis de utilização e também desligável). As jantes de baixo peso - 15 polegadas na dianteira e 14 polegadas atrás - têm pneus mistos nas medidas 120/70-15 e 140/70-14, respectivamente. Na travagem o disco dianteiro de 256 mm é complementado atrás por outro disco, este de 240 mm. 

Foto: Gonçalo Fabião

No que diz respeito ao conforto, o para-brisas pode ser regulado em altura (ajustável em cinco posições) e o espaço debaixo do banco tem capacidade para dois capacetes integrais, existindo também uma ficha USB C no porta-luvas. O painel de instrumentos em LCD integra o sistema HSVCs de controlo de voz para telefones ditos espertos e o sistema Smart Key oferece ainda maior natureza pratica na utilização diária. 

Foto: Gonçalo Fabião

Nesta prova marcada pelo regresso da chuva, a ADV350 revelou desde logo uma posição de condução firme, com o seu guiador algo largo a aumentar a dose de segurança de um veículo eminentemente urbano. Sentimos qualidade e confiança no eixo dianteiro e só lamentamos que aqui a protecção aerodinâmica ceda um pouco perante o estilo. Também no capítulo da travagem a Honda pode e sabe fazer melhor. 

A GRANDE CIDADE E UM POUCO MAIS ALÉM 
Vencida com facilidade a batalha urbana, onde o motor vivo SOHC eSP+ (enhanced Smart Power+) de quatro válvulas impõem a presença desta pequena aventureira e a suspensão absolutamente eficaz vence todas as barreiras, a grande curiosidade residia em saber o que vale esta moto num fora de estrada que ofereça conteúdo à bandeira que a marca levanta quando quer comunicar esta moto: “espírito de aventura, estilo urbano”. 

Foto: Gonçalo Fabião

A verdade é que a ADV350 surpreendeu e cumpriu muito bem aquele escape suave em vários dos nossos quintais fora de estrada. Não esperem uma moto de “cross” para andar aos pulos e aos saltos ou uma moto para uma maratona “off road”. Esperem sim uma moto divertida para vos levar àqueles caminhos sem asfalto perto de casa que andam há tanto tempo para conhecer e até explorar. 

Foto: Gonçalo Fabião

Podem ainda confiar nos mistos Metzeler Karoo Street que equipam a moto da Honda desde que evitem a lama, em especial aquela mais barrenta. Todavia o ESCAPE sublinha: abusar da leve ADV350 é muito fácil e os limites são fáceis de encontrar…, notem ainda que infelizmente não sendo possível desligar o sistema ABS da pequena roda traseira, a eficácia da condução fora do asfalto pode ficar algo comprometida. 

Foto: Gonçalo Fabião

Esta Spangle Silver Metallic (NH-A49) reclamou quatro litros redondos daquele líquido inflamável que está quase, quase, ao preço de Vodka da boa por cem quilómetros de confiança, prazer e até diversão. A Honda pede uma transferência bancária de 6.250€ por esta ADV350 - um valor que nos parece muito interessante por aquilo que aqui a marca oferece - estando ainda disponível toda uma gama completa de acessórios para, onde se inclui a Top Box de 50 litros das imagens que é compatível com o sistema Smart Key.

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