terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Experiência CFMoto 450NK

É absolutamente notável a evolução e crescimento da CFMoto em Portugal e no mundo. Na verdade, começamos a olhar para a marca apenas há pouco mais de três anos. Ninguém, claramente ninguém, estaria apto a dizer que na viragem para 2024 a CFMoto estaria neste (cada vez mais elevado) patamar de notoriedade, resultados e paixão. Sabíamos que as curvas de aprendizagem e evolução seriam lestas. Todavia ninguém seria capaz de prever que fossem assim tão rápidas. 


É inegável que a marca, durante este ano que agora termina, beneficiou do “toque de Midas powered by” Multimoto. Como inegável é que as motos pensadas e produzidas nas fábricas a oriente, geram cada vez mais expectativa e até desejo. E para encerrar este primeiro ano de ligação entre a CFMoto e a notável Multimoto, esta decidiu fazer a Apresentação Nacional do novo modelo 450NK. Apresentação que teve a curiosidade de acontecer bem junto ao solístico de inverno. 


Quem segue o ESCAPE sabe que gostamos de “disrupcionar” - como agora se diz - estes momentos. Atomiza-los. No bom sentido, no sentido positivo. Obviamente. Assim, se esperam encontrar um teste do tipo “lenga-lenga ficha técnica” à novíssima CFMoto 450NK terão de visitar outro estabelecimento. Pedimos desculpa pelo incómodo. 


Aqui, vamos tentar reduzir a escrito o que sentimos naqueles dias onde o outono se despedia enquanto abraçava o nascituro inverno que agora lhe sucede. Porque não um teste, Pedro? Porque as motos à nossa disposição eram absolutamente novas, porque as horas de sol nestes dias são parcas e geladas limitando o número de quilómetros efectuados e, sobretudo, porque na opinião deste ESCAPE estes são momentos bem mais ricos do ponto de vista humano e social do que um mero passeio com uma máquina.


Sabiam que a palavra solstício deriva de latim “sol” combinado com “sistere” e que em bom rigor significa qualquer coisa como “sol parado”? Verdade! Solstício é aquele momento em que o Sol, durante o seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em Junho e Dezembro, variando o dia e hora exactos. Quando ocorre no inverno, significa que a duração da noite é a mais longa do ano. Logo, nessa data o dia é o mais curto do ano. O solstício de inverno ocorreu recentemente, no dia 22 de Dezembro, pelas 03:27, precisamente. O que significa que a Apresentação Nacional da CFMoto 450NK calhou, efectivamente, mais hora menos hora, naquilo que podemos chamar de dia mais curto do ano. O mais curioso ainda é que nalgumas regiões rurais da gigantesca China, por estes dias, celebra-se o Dongzhi Festival – junta-se família e amigos e saúda-se a chegada do Inverno à mesa – que se aproxima em importância de celebração ao Ano Novo Chinês. Celebremos. 


O pitoresco Costa do Sal Hotel Boat Lounge foi o nosso quartel-general. O Costa do Sal é agora um navio-hotel atracado na Ria de Aveiro junto à Gafanha da Encarnação – não muito longe da Costa Nova e de Aveiro – e é o produto da renovação pela Martifer do Invicta, uma embarcação que tinha sido comprada pela Douro Azul há 25 anos e esteve na Expo’98 de Lisboa como hotel flutuante. 


O grupo de que saiu de Lisboa a meio da tarde, chegou já noite escura à Gafanha da Encarnação. A CFMoto 450NK foi então apresentada pelos vários responsáveis da Multimoto. Seguiu-se um brinde e um jantar a bordo do simpático navio. Deitar cedo que o dia seguinte para além de curto em horas de sol prometia ser ventoso apesar de solarengo. 


Na manhã seguinte o sol, de facto, compareceu à chamada, todavia a sensação térmica era tão baixa que até o próprio astro rei aparentava tremer de frio. Aquecidas as 450NK, partimos aos primeiros raios de sol para umas dezenas de quilómetros marcadamente urbanos. Seguiram-se outras tantas de autoestrada rumo ao Carvoeiro e a uma Estrada Nacional tão incrível quanto esquecida, a Nacional 16 (N16). 


Já junto ao Rio Vouga, não muito longe da foz do Rio Mau, o nevoeiro resistia no vale. O asfalto muito molhado ameaçou os motociclistas e foi tempo de rumar a um segredo bem guardado para uma solarenga sessão de imagem, a Barragem de Ribeiradio. Assim se passou, num ápice, a manhã. O rápido e simples almoço foi na Gare da Paradela, uma antiga estação de comboios da Linha do Vouga transformada em agradável café. Aqui os amigos e outros colegas da “radio, TV e disco e da cassete pirata” - estou a citar o eterno Serafim Saudade, não vos zangais já comigo – aproveitaram para fazer o seu trabalho. 


Dali, o desejo de todos seria certamente rumar a São Pedro do Sul pela épica N16. No entanto voltamos a “bater de frente” com o inevitável solstício. Brevemente o sol desceria de forma dramática no horizonte. O mesmo sol que acabou por secar o troço feito de manha da N16 rumo ao forte da Barra já em Aveiro, proporcionando momentos intensos de condução. 


Como podem ler foi um dia cheio e intenso onde podemos travar contacto com a CFMoto 450NK, num percurso relativamente curto todavia plenamente ecléctico e revelador. A 450NK é uma leve naked desportiva. As linhas da moto são desafiadoras, agressivas até, ao bom estilo jovem “café racer século XXI”. O conjunto pesa cerca de 170 Kg e recorre ao motor bicilindrico paralelo já utilizado na desportiva 450SR – 449cc, 47CV, 40Nm. 


A nota imediata de destaque é uma sonoridade soberba com uma nota de escape que nos remete para um qualquer circuito de velocidade. A moto é baixa e revela-se muito equilibrada. De fácil e imediata adaptação, agradará a um leque muito amplo de utilizadores incluindo jovens e muito jovens senhoras motociclistas, desde logo pela posição de condução inclusiva


Ao motor vivo e sonoro a ciclística responde com afirmação. Quando submetidas a stress, o acerto da suspensão dianteira revela-se algo duro. Ficámos com a sensação que o eixo dianteiro pode melhorar no futuro. Nada a opor no eixo traseiro. Sublinhamos que as motos tinham apenas alguns quilómetros. Um conjunto tão ágil e divertido é merecedor, na opinião deste ESCAPE, de uma travagem - origem J.Juan – mais mordaz e agressiva ao nível superior de todo um conjunto que, dizem alguns, oferece o melhor motor da sua classe. 


Enquanto os robalos selvagens estavam no forno (ao sal) do Restaurante Clube de Vela na Costa Nova do Prado, regressamos ao nosso quartel-general para aquecer um pouco o esqueleto. Com a baixa sensação térmica acabamos todos por desenvolver uma fome digna de leviatã – o bíblico monstro dos mares. A espera valeu a pena. Pois tivemos o oceano atlântico connosco à mesa. 


Guerreira e urbana, a CFMoto 450NK revelou prontidão e agilidade no ataque ao asfalto retorcido e oferece-nos horas de absoluto divertimento. A marca solicita uma transferência bancária de 5.790€ para que a levem convosco na batalha diária e aqui (link), no belo e prático site da marca, podem conhecer melhor as suas especificações técnicas

1 comentário:

  1. Mais uma vez a perfeita transmissão das sensações através de uma literatura deliciosa!

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