domingo, 11 de março de 2018

Honda CB650F à prova

Há quem diga que as nossas percepções condicionam as nossas emoções. O problema é quando as nossas percepções se encontram erradas. Dá mau resultado. Por outras palavras, os nossos preconceitos e pré conceitos condicionam amiúde os nossos juízos de valor.

Filosofias à parte…, confesso não ter ficado por ai além emocionado com perspectiva de provar esta CB650F. Quando o responsável da marca se despediu de mim disse, “vais gostar, Pedro” – devo ter encolhido os ombros, acho que ele diz sempre o mesmo de todas as motas…

Como sempre faço, fito com o olhar a mota ainda parada. Para além do tal um brasão de família de que vos falei aqui (link), perante as linhas docemente bem vincadas, os meus olhos dizem-me estar perante uma mota de ar agressivo mas suave; bruta mas sedutora, aguerrida mas simpática. Algo parecido com um “transformer” fofinho. Estarei a delirar? 

Repito, estas novas “lutadoras de rua”, como lhes chamam, não me emocionam a olho nu. Monto, encaixo e arranco. Primeira surpresa: posição de ataque, que nos coloca imediatamente em modo alerta para a tal luta urbana e suburbana. Ataque mas num encaixe perfeito e confortável. Terá sido feita para mim? Todavia, os primeiros quilómetros no sempre perigoso e aborrecido IC19 não me revelaram grandes emoções. Foi preciso encontrar tempo para convida-la a passear…

Já “na minha” clássica volta pelas estradas tortas a norte de Lisboa, rapidamente se dá a revelação da natureza desta CB650F. É como se…, num passe de magia, eu estivesse a sair com uma miúda vinte anos mais nova. Uauuuu…, a “chavala” é desassossegada, rápida e muito ágil. “Pula” de curva em curva com eficácia e personalidade. Faz se notar sem ser vulgar. 

Não sou fá dos “quatro em linha”. Aborrece-me alguma lentidão a baixa rotação, entedia-me o clássico poço de potência – aqui algures das 3000 rpm – e não me fascina o coice quando binário e potências máximas chegam enfim ao solo impulsionando-me para diante. Mas no caso deste moderno tetra cilíndrico todas estas arestas estão polidas. Assim que assimilamos a natureza da unidade motriz tudo é divertido, fascinante a espaços.

Sabem com o que fiquei a sonhar? Estoril! Levar a “pita” para o circuito. A disponibilidade e frugalidade desta “seiscentos” é tão grande que até um motociclista comedido como eu fica a salivar com dias de pista. 

Para além da “frescura” do indicador de mudança engrenada, um controlo de tração e uns pneus de qualidade ficam a faltar a esta Honda CB650F, credora um simpático consumo de 5,3 litros por cem quilómetros de personalidade desportiva.

Sim! Mais do que o ponto de partida aqui (link) enunciado, a personalidade desportiva é uma diagonal fulgurante oferecida pelos 7.500€ necessários para arrancar esta “Millennium Red” de um qualquer concessionário da marca da asa dourada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Site Meter