O motor a dois tempos é um tipo de motor de combustão interna de mecanismo simples. Nele há uma combustão por cada volta de cambota. Já no motor a quatro tempos há uma combustão por cada duas voltas de cambota. Ou seja, no motor a dois tempos o ciclo possui apenas duas fases, compressão/admissão e combustão/escape. Significa isto que, para a mesma cilindrada, um motor a dois tempos pode ter o dobro da potência de um motor a quatro tempos.
Faz hoje exactamente trinta anos. Suzuka, Japão, primeira etapa da época. Kevin Schwantz e Waine Rainey travam uma das mais épicas batalhas que o motociclismo de velocidade assistiu. Aliás, alguns dizem que esta é a melhor corrida da história do motociclismo de velocidade; outros não hesitam em afirmar que é uma corrida que todo o adepto da velocidade devia ver pelo menos uma vez na vida. Quem terá vencido o duelo? Invistam uns minutos a ver o clip…, batalhas com armas deste calibre (motor a dois tempos) não voltam mais.
Sem comentários:
Enviar um comentário